Tecendo o Saber - Temporada 3
Ep. 1 - 16/11/2005
A fazenda de Ataulfo (Tião Davilla), em Candeias, é ocupada por sem-terras liderados por Ezequiel (Arlindo Lopes). Celestino (Bemvindo Siqueira) vai até o acampamento para tentar ajudar nesse impasse. Socorro (Ana Paula Bouzas) revela seu passado na roça, a vontade de estudar quando criança e as dificuldades que enfrentou para ter acesso à educação. Tema: Situações de conflito no campo e a busca de soluções.
Ep. 2 - 17/11/2005
Francisco (Cláudio Gabriel) se acidenta na obra onde trabalha e, através da CIPA, se conscientiza sobre a importância dos equipamentos de segurança. Mariluce (Isabela Bicalho), funcionária de Celestino (Bemvindo Siqueira), também se acidenta trabalhando e busca fazer valer seus direitos. Tema: A saúde do trabalhador.
Ep. 3 - 18/11/2005
Buscando uma fonte de renda, Januário (Antônio Fragoso) começa a se interessar por produzir hortaliças e verduras orgânicas. Como Valdete (Roberta Rodrigues) não aprova a produção em casa, Januário se associa a Celestino (Bemvindo Siqueira) na produção e venda dos alimentos. Francisco (Cláudio Gabriel), já alfabetizado, escreve pela primeira vez uma carta à sua mãe. Tema: Cultivo de alimentos: diferentes alternativas.
Ep. 4 - 21/11/2005
Francisco (Cláudio Gabriel) vai visitar João Caiouá (João Pedro Roriz) numa aldeia indígena que está sendo ameaçada por jagunços locais. Paiva (Carlos Simões), repórter do jornal comunitário, fala na rádio sobre suas origens indígenas. Para ajudar João Caiouá, Bruna (Aline Aguiar) mobiliza a imprensa e chama a atenção sobre a invasão das terras indígenas. Tema: Populações indígenas no Brasil.
Ep. 5 - 22/11/2005
Januário (Antônio Fragoso) e Valdete (Roberta Rodrigues) vão visitar os pais dela no interior de Minas Gerais. Durante a viagem, deparam animais e vivem situações típicas do cerrado. Celestino (Bemvindo Siqueira) e Francisco (Cláudio Gabriel) escolhem as cores para uma nova pintura da venda. Tema: Um país de muitas paisagens: Cerrado.
Ep. 6 - 23/11/2005
Deonildo (Cláudio Galvan), um sem-teto, pede a Francisco (Cláudio Gabriel) seu endereço "emprestado" para se candidatar a um emprego. Januário (Antônio Fragoso) começa a trabalhar de segurança na venda de Celestino (Bemvindo Siqueira), mas se recusa a expulsar uns meninos de rua que se encontram em frente à venda. Tema: Inclusão social.
Ep. 7 - 24/11/2005
Deonildo (Cláudio Galvan) consegue o emprego e vai trabalhar na obra com Francisco (Cláudio Gabriel). Januário (Antônio Fragoso), que já viveu na rua, e Valdete (Roberta Rodrigues) dão abrigo a Raí (Peter Brandão), um dos meninos de rua que estavam em frente à venda. Os moradores da comunidade constroem uma padaria comunitária. Tema: Desemprego e laços de solidariedade.
Ep. 8 - 25/11/2005
Francisco (Cláudio Gabriel) compra uns óculos escuros para impressionar Júlia (Gabriela Bicalho), a moça do cafezinho da obra, mas ela está mais interessada em Antônio (Haroldo Costa), que prefere economizar dinheiro a gastá-lo com supérfluos. Bruna (Aline Aguiar), fica com ciúmes de Maria (Thaissa Araújo), amiga de Ronaldo que trabalha numa ONG de consumo consciente. Socorro (Ana Paula Bouzas) começa a se apaixonar por Celestino (Bemvindo Siqueira). Tema: Produção e consumo.
Ep. 9 - 28/11/2005
Ronaldo (Agles Steib) briga com Bruna (Aline Aguiar) e troca e-mails com Maria (Thaissa Araújo) para combinar uma visita a uma TV comunitária. Francisco (Cláudio Gabriel) tenta devolver os óculos escuros para ter o dinheiro de volta. Todos assistem ao último capítulo da novela "A Luz da Minha Vida", estrelado por Pedro (Carlos Bonow) e Mariana (Alexia Dechamps). Tema: Meios de comunicação e experiências de vida.
Ep. 10 - 29/11/2005
Francisco (Cláudio Gabriel) conhece um pintor (Felipe Martins). Valdete (Roberta Rodrigues) sonha em ser cantora. Ronaldo (Agles Steib) e Bruna (Aline Aguiar) rompem o namoro. Ele é grafiteiro e pinta um mural inspirado em Bruna. Tema: Arte para todos.
Ep. 11 - 30/11/2005
A mãe de Francisco (Sonaira Davilla) vem visitá-lo. Falando -- e ela fala muito -- das cidades por onde passou, revela os diferentes climas do Brasil. Celestino (Bemvindo Siqueira) convida Socorro (Ana Paula Bouzas) para um passeio. Tema: Tempo e clima.
Ep. 12 - 01/12/2005
É dia de Zumbi, mas para Valdete (Roberta Rodrigues) não é feriado. Ela vai fazer faxina na casa de Dona Elizabete (Joana Fomm). Bruna (Aline Aguiar), conhece seu pai, Marão (Ronie Marruda), um morador do Quilombo São José. Tema: Contribuições da cultura africana no Brasil.
Ep. 13 - 02/12/2005
Celestino (Bemvindo Siqueira) se veste como jovem para impressionar Socorro (Ana Paula Bouzas). Bruna (Aline Aguiar) conhece Cacá (Evandro Machado), um adolescente da escola que lhe apresenta músicas e gírias típicas de sua região. Marão (Ronnie Marruda) tenta falar com Bruna, mas ela tem um ataque de mau humor típico dos adolescentes. Tema: Viver a adolescência.
Ep. 14 - 05/12/2005
Celestino (Bemvindo Siqueira) recebe a visita de seu filho Celestino José (Rodolfo Mesquita). Ele é pintor, mora em outra cidade e faz revelações surpreendentes sobre sua orientação sexual. Francisco (Cláudio Gabriel) se encanta por Angélica (Ana Markun), uma romântica vendedora de sexshop. Tema: Sexualidade e cultura.
Ep. 15 - 06/12/2005
Socorro (Ana Paula Bouzas) está preocupada com Bruna (Aline Aguiar) e pede que Marão (Ronnie Marruda) converse com ela. Bruna vai com seu pai conhecer o Quilombo São José, onde, liderados por Pai André (Sérgio Loroza), os moradores lutam pela preservação de uma árvore centenária. Celestino (Bemvindo Siqueira) sente ciúmes de Marão, mas recebe o carinho de Socorro. Tema: O sentido da vida.
Ep. 16 - 07/12/2005
Marão (Ronnie Marruda) morre e várias pessoas da comunidade prestam solidariedade a Bruna (Aline Aguiar) e Socorro (Ana Paula Bouzas). Durante a conversa, diferentes religiões são citadas. Tema: Religião e religiosidade.