A Ascensão do Dinheiro - Temporada 1
Ep. 1 - 17/11/2008
Do quilo de carne de Shylock até os agiotas de Glasgow, das "promessas de pagamento" em tabuletas de argila da Babilônia ao sistema bancário dos Medici, o economista e historiador Professor Ferguson explica as origens do crédito e débito e porque redes de crédito são indispensáveis para qualquer civilização.
Ep. 2 - 24/11/2008
Como financiar-se no reino dos Mestres do Universo? Através da ascensão do mercado de títulos na Itália renascentista. Com o advento dos títulos, a guerra das finanças foi transformada e espalhou-se pelo noroeste da Europa e chegou ao outro lado do Atlântico. Foi o mercado de títulos que fez dos Rothschilds a família mais rica e poderosa do século 19. E hoje os governos estão pedindo aos congressos mais verbas para socorrê-los.
Ep. 3 - 01/12/2008
Por que os mercados de ações produzem bolhas e estouros de bolhas? O Professor Ferguson volta às origens das S.A. (Sociedade Anônima) em Amsterdã e Paris. Ele explica fazendo paralelos entre o crash das atuais bolsas e a Bolha do Mississippi do financista escocês John Law no século 18 e a falência (bancarrota) da Enron em 2001. Ele mostra por que os seres humanos têm um instinto de manada quando se trata de investimento, e por que ninguém pode prever com precisão quando vai ocorrer o "estouro da boiada".
Ep. 4 - 08/12/2008
A vida é um negócio arriscado - é por isso que as pessoas compram apólices de seguro. Mas, diante de um desastre inesperado, o Governo tem de entrar em cena. O Professor Ferguson viaja até Nova Orleans do pós Katrina para perguntar por que o mercado livre não pode fornecer proteção adequada contra catástrofes.
Sua busca por uma resposta o leva às origens do seguro moderno no início do século 19 e até o nascimento do Welfare State (Estado do Bem Estar Social) no Japão do pós-guerra.
Ep. 5 - 15/12/2008
Parecia muito simples: dar ativos estatais para as pessoas. Afinal, que melhor base para uma democracia de proprietários do que uma abrangente campanha de privatização da habitação?
Uma teoria econômica diz que os mercados não podem funcionar sem hipotecas, porque é só por meio de empréstimos contra os seus bens que os empresários podem fazer os seus negócios crescerem. Mas o que acontece se as hipotecas são agrupadas, empacotadas em belos embrulhos, e vendidas pela melhor oferta?
Ep. 6 - 22/12/2008
O Professor Niall Ferguson investiga a globalização da economia ocidental e o incerto equilíbrio entre os importantes países participantes, principalmente a China e os EUA. Ao examinar o último grande momento de globalização, ocorrido antes da Primeira Guerra Mundial, ele encontra uma reversão notável, ou seja, hoje o mundo em desenvolvimento está despejando mais dinheiro dentro das economias de língua Inglesa, do que para fora.