Igrejas, Como Interpretá-las  - Temporada 1

Episódio 1
Ep. 1 - 01/09/2010
Part 1: Dark Beginnings | Primórdios Obscuros O apresentador Richard Taylor explica como as igrejas eram construções simples, originalmente criadas para proteger o altar e o mais importante dos ritos cristãos, a eucaristia. Ele visita as primeiras igrejas medievais para desvendar o mistério de o porquê os anglo-saxões e normandos pareciam relutar em largar seu passado pré-cristão e continuaram a ornar suas construções religiosas com misteriosas imagens pagãs. Um antigo livro em Oxford ajuda Richard a encontrar uma resposta.
Episódio 2
Ep. 2 - 08/09/2010
Part 2: Medieval Life | A Vida Medieval Richard Taylor descobre provas que revelam como e por que as igrejas paroquiais desempenhavam papel tão crucial na vida cotidiana da Idade Média. Ele analisa como murais e imagens intricadas eram usados para ensinar lições morais e como esculturas de anjos, em igrejas como Blythburgh, eram usadas para criar o Céu na Terra. Ele descobre como rituais como o batismo e o esquecido ritual conhecido como "glorificação das mulheres" ofereciam as pessoas proteção, do berço ao túmulo.
Episódio 3
Ep. 3 - 15/09/2010
Part 3: Medieval Death | A Morte Medieval Richard Taylor mostra como as igrejas foram criadas para proporcionar ao povo medieval um meio de escapar da morte, com as suas cenas de julgamento, túmulos e representações gráficas da crucificação. Ele explica por que cenas de sofrimento na cruz tornaram-se tão importantes e por que os instrumentos usados na perseguição a Jesus eram retratados em janelas, pisos e paredes. Taylor explica como a obsessão medieval pelo purgatório transformou as igrejas com a construção de chantrias.
Episódio 4
Ep. 4 - 22/09/2010
Part 4: Reformation - Chaos and Creation | Reforma: Caos e Criação Com a ajuda da historiadora de arte, Irmã Wendy Beckett, e vitrais, Richard Taylor tenta compreender a intensa devoção medieval à Virgem Maria e como isso fomentou a ira da Reforma que se seguiu. Richard interpreta uma igreja e explica que não foi Henrique VIII mas seu sucessor, Eduardo VI, o responsável pelas maiores mudanças na Reforma. Ele também mostra como o Livro de Oração Comum e a tradução da Bíblia para o inglês transformaram a forma de adoração dos ingleses e a aparência de suas igrejas.
Episódio 5
Ep. 5 - 29/09/2010
Part 5: Restoration and Reason | Restauração e Razão A vida na igreja do século XVIII geralmente é considerada monótona, mas Richard Taylor descobre que as igrejas na era do Iluminismo refletiam o ímpeto intelectual, o vigor e o potencial conflito de uma época turbulenta. Ele mostra como símbolos na igreja paroquial cotidiana revelam a identificação cada vez mais próxima entre Igreja e Estado.
Episódio 6
Ep. 6 - 06/10/2010
Part 6: The Victorians and after | Dos Vitorianos a Além Richard Taylor descobre como, durante a revolução industrial, as imagens e ritos medievais regressaram aos locais vitorianos de adoração e mergulharam a Igreja Anglicana em conflito. Richard analisa a polêmica em torno do Movimento de Oxford e explora suas belas igrejas. Ele vê como o impacto da guerra no século XX está refletido nas imagens de nossas igrejas e como a I Guerra Mundial trouxe de volta outra prática medieval, a celebração dos mortos.