Som Brasil - Temporada 22
Ep. 1 - 26/04/2013
O programa foi comandado por Patrícia Pillar e recebeu o nome de Samba de Malandro. Diogo Nogueira, Sérgio Loroza, Virguloides e Aline Calixto, acompanhada da Orquestra Saga, fizeram apresentações ressaltando a maneira que a música interpreta o “jogo de cintura” do malandro brasileiro. Herdeiro do “dna” musical de João Nogueira, Diogo interpretou “Malando É Malandro, Mané É Mané”, “Acertei no Milhar” e “Praia de Ramos”. Já Sérgio Loroza cantou “Rei do Gatilho”, “Malandro Não Vacila”, “Funeral do Ricardão” e “Na Subida do Morro”.
Formada por três rapazes, a banda Virguloides apresentou “Malandragem Dá um Tempo”, “Defunto Caguete” e “O Bingo”. Em seguida, a Orquestra Saga, composta por mais de dez instrumentistas, apresentou versões para “Reunião de Bacana” (com a cantora Flávia Menezes) e “Minha Sogra Parece Sapatão” (com o cantor Gabriel Moura), além de tocarem “Amigo Urso” (com Aline Calixto).
Ep. 2 - 31/05/2013
O axé tomou conta do palco da atração. Surgido na década de 1980, em Salvador, o ritmo marcou o início de uma nova fase da cultura regional. Ganhou o país com sucessos cantados por nomes como Netinho, Tatau, Durval Lelys e Sarajane, que foram alguns dos convidados para a homenagem e interpretaram canções como “Milla” e “O Araketu é Bom Demais”.
Os cantores ainda dividiram o palco com Marcela Martinez em “Prefixo de Verão”. Em seguida, Thati deu voz a “Mal-acostumado”, “Beija-flor” e “O canto da cidade”. A Banda Uó apresentou “Arerê”, “Vai sacudir, vai abalar” e “Gritos de guerra”.
Ep. 3 - 28/06/2013
Com vocês, a Bossa Nova! Patrícia Pillar recebeu Roberto Menescal, um dos precursores do gênero que inovou ao misturar influências do jazz à cultura nacional.
Menescal dividiu o palco com Andrea Amorim, Daíra Saboia, BeBossa e Cris Delanno. Canções como “Garota de Ipanema”, “O Barquinho” e “Ela É Carioca” foram interpretadas por eles. Celso Fonseca, Alaíde Costa, Georgeana Bonow, e Tibless também participaram da atração.
Ep. 4 - 26/07/2013
Um programa em homenagem as eternas Rainhas do Rádio. A atração contou com a presença das cantoras Fafá de Belém, Ângela Maria e Adelaide Chiozzo. Fafá de Belém teve um encontro musical familiar com Mariana Belém, sua filha e, juntas, cantaram “Nunca”. Fafá ainda apresentou versões inéditas para “Lata D’água” e “Escandalosa”.
As canções, eternizadas por grandes vozes na era de ouro do rádio, também ganharam novas versões na interpretação de jovens talentos, como Thaís Bonizzi, Liz Rosa e Simone Mazzer.
Ep. 5 - 30/08/2013
A vez da música nordestina. A atração mostrou a originalidade das canções e ritmos do Nordeste nos anos 1990. Zeca Baleiro, Chico Cesar e Fred Zero Quatro se encontraram no palco do programa. As maranhenses Alcione e Flávia Bittencourt, os pernambucanos Almir Rouche, Silvério Pessoa e Tibério Azul e o grupo Abayomy Afrobeat Orquestra também foram convidados da atração, cujo repertório contou com as canções “Mamma África”, “Hoje Eu Quero Sair Só”, “A Praieira”, entre outras.
Ep. 6 - 27/09/2013
Surgido na década de 1970 em agremiações de carnaval como o Cacique de Ramos, do Rio de Janeiro, o pagode foi homenageado no programa. “Descontração, pé no chão e alegria dão régua e compasso para que os músicos façam desse estilo a cara do Brasil”, explicou Patrícia Pillar, antes de anunciar a presença de convidados especiais, como a sambista Leci Brandão e o grupo Fundo de Quintal.
Leci dividiu o palco com o Quarteto Linha cantando “Isso é Fundo de Quintal”. O grupo, natural do Rio Grande do Norte, ainda interpretou “Deixa a Vida Me Levar” e “Sonho Meu”. Já o Fundo de Quintal embalou a festa com as canções ”Conselho”, “Parabéns pra Você”, “Coisa de Pele” e “Do Fundo do Nosso Quintal”. A paranaense Karina apresentou novas versões para “Feirinha da Pavuna”, “Vai vadiar” e “Moro onde não mora ninguém”. As letras de “Insensato Destino”, “Enredo do Meu Samba” e “Coração em Desalinho” ficaram por conta da carioca Flávia Santana e do paulistano Walmir Borges.
Ep. 7 - 12/10/2013
O programa revisitou os grandes musicais infantis e clássicos exibidos na Globo nas décadas de 1970 e 1980, como Balão Mágico, Plunct Plact Zuuum e Sítio do Picapau Amarelo. O cantor Guilherme Arantes fez o público viajar no tempo com “Lindo Balão Azul”, “Brincar de Viver”, “Tão Lindo” e “Xixi nas Estrelas”.
Os clássicos “Sítio do Picapau Amarelo”, “Saci Pererê” e “Emília” ficaram por conta da banda Cidade Negra.
Ep. 8 - 25/10/2013
“É hora de o programa partir em busca daquele mundão ‘véio’ sem porteira, feito de caminhos e canções inesquecíveis, que começou ao som de uma viola enluarada, tocada desde sempre nos sertões e rincões mais profundos do Brasil”, disse Patrícia Pillar ao homenagear a música sertaneja.
Chitãozinho & Xororó interpretaram “Evidências”, “Brincar de Ser Feliz” e “Nuvem de Lágrimas”. A dupla ainda dividiu o palco com Roberta Miranda, com quem cantou “A Majestade, o Sabiá”. Em seguida, Karina Zeviani, que integra o coletivo francês Nouvelle Vague, deu voz às letras de “Vá com Deus”, “Choram as Rosas” e “Não Aprendi a Dizer Adeus”.
Os sucessos “É o Amor”, “Pense em Mim” e “Fio de Cabelo” foram revisitados por Lucas Lucco. “Entre Tapas e Beijos”, “Dormi na Praça” e “Eu me Amarrei” entraram no ritmo eletrônico e funk do Bonde do Rolê.
Ep. 9 - 29/11/2013
A sétima temporada foi encerrada com novos nomes da música brasileira que apresentaram composições próprias. “Hoje, convidamos alguns dos expoentes da nova geração para fazer um programa deles, só deles. Um programa construído com as canções próprias”, anunciou Patrícia Pillar. Os convidados foram Maria Gadú, Ana Cañas, Cibelle, Dani Black, Laura Lavieri, Leo Cavalcanti, Lia Sophia, Mariana Aydar, Marcelo Jeneci, Monique Kessous, Thais Gulin e Tiê.
Maria Gadú abriu o programa com “Bela flor”, antes das músicas “Axé acapella” e “Shimbalaiê”. Ana Cañas, Cibelle e Dani Black cantaram, respectivamente, “Você, Bordado”, “Sapato Azul” e “Linha Tênue”. Laura Lavieri e Marcelo Janeci fizeram um dueto ao interpretar “Pra Sonhar”. Em seguida, Leo Cavalcanti apresentou “Inalcançável Você”, Lia Sophia cantou “Ai Menina”, Mariana Aydar deu voz a “Aqui em Casa”, Monique Kessous trouxe “Calma Aí”, Thaís Gulin mostrou “Água” e, por fim, Tiê interpretou “Pra Alegrar o Meu Dia”.