Franklin "Frank" Thomas (5 de Setembro de 1912, Fresno ou Santa Monica, Califórnia - 9 de Setembro de 2004, La Cañada Flintridge, CA) foi um dos maiores animadores da Disney, e era um dos integrantes da lista dos homens que Walt mais confiava para que tivesse certeza de que tudo daria certo no estúdio, esses integrantes eram mais conhecidos como "Os Nove Anciões", ou, "Nine Old Men", nome utilizado de brincadeira após a descrição de Roosevelt sobre as nove justiças da Suprema Corte dos EUA. Ele é lembrado por ter sido animador criador de Bambi, a Madrasta (ou Lady Tremaine) de "Cinderella", Capitão Gancho de "Peter Pan", as três fadas de "A Bela Adormecida", a Rainha de Copas de "Alice no País das Maravilhas" e outros. Ele também era o melhor animador expressionista, pois dava a sua alma para invocar o sentimento nos personagens de seus desenhos, e fez cenas como em "Branca de Neve", com os sete anões a chorar em frente ao seu esquife, e, cenas como a do famosíssimo beijo canino em "A Dama e o Vagabundo", quando eles compartilhavam o último fio daquela deliciosa macarronada. Bem que Walt Disney dizia que ele era um ótimo desenhista para fazer aquelas cenas de dar um nó na garganta.
Embora tivesse todo esse talento, nunca deixou de ter seu nome lembrado se não mencionado o de seu melhor amigo da vida inteira (outro mestre da arte), Ollie Johnston, que embora sua grande diferença em relação à suas personalidades, unidos se tornaram lendas, tendo sido companheiros de universidade, colegas de trabalho no ramo do desenho no estúdio de Walt, trabalhando em livros que ensinavam as técnicas de animação, além de mesmo aposentados terem prestado de um grande apoio moral para as novas gerações das equipes de animação da Disney.
Thomas foi autor de livros que ensinaram posteriores gerações de animadores esta arte, que sempre definiu como "a ilusão da vida", vide o nome de um de seus livros (o seu maior trabalho, e considerado como sendo o melhor guia de animação de todos), The Illusion of Life (1981), publicado por Abbeville Press, e apresentou pela primeira vez "Os doze princípios da animação". Este se seguiu de outro chamado Too Funny For Words: Disney's Greatest Sight Gags (1987), e assim, Bambi - the Story and the Film (1990), The Jungle Book Portfolio (1992) e The Disney Villain (1993). Nenhum desses deixou de ter a colaboração de seu amigo Ollie Johnston.
Os dois também eram fascinados por trens em miniatura, que percorriam suas propriedades vizinhas em Los Angeles. Por curiosidade, seus amigos Walt Disney, John Lasseter e Ward Kimball adoravam esses trens da mesma forma.
Alguns dizem que Frank era um dos maiores "atores" do século XX. No documentário Frank and Ollie, o historiador de animação John Canemaker expandiu a declaração de Chuck Jones que Frank era o "Laurence Olivier da animação", insistindo que Thomas era muito mais do que um mestre tespiano. "Olivier nunca fez o papel de uma maçaneta", Canemaker disse.