Sebastian Stan (Constança, 13 de agosto de 1982) é um ator romeno-americano. Aos 12 anos mudou-se para Rockland County, Nova York, após sua mãe casar-se com o dono de uma escola privada americana, na qual foi educado. Posteriormente, cursou teatro na Universidade Rutgers em Nova Jérsei. Em 2003, iniciou sua carreira em produções de televisão na série Law & Order e em filmes independentes como Tony n' Tina's Wedding (2004), Red Doors (2005) e The Architect (2006). Sua estreia em uma grande produção foi no filme O Pacto (2006), seguido pelos papéis em O Casamento de Rachel (2008), Hot Tub Time Machine, Cisne Negro (2010), Ricki and the Flash: De Volta pra Casa e Perdido em Marte (2015).
Na televisão, Stan retratou Carter Baizen no seriado Gossip Girl, príncipe Jack Benjamin em Kings, Chapeleiro Louco/Jefferson em Once Upon a Time, e T. J. Hammond na minissérie Political Animals, papel o qual lhe rendeu uma indicação ao Critics Choice Television Award de Melhor Ator secundário em filme ou minissérie.
Em 2011, alcançou grande fama e recebeu elogios da crítica por suas atuações como James "Bucky" Barnes/Soldado Invernal nos filmes da Marvel, Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), Capitão América 2 - O Soldado invernal (2014) e Capitão América 3: Guerra Civil, sendo este último seu maior sucesso comercial até o momento. Desde 2016, ele é um dos atores de maior bilheteria de todos os tempos na América do Norte, com seus filmes fazendo mais de 1,1 bilhão de dólares.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais