Françoise Madeleine Hardy (Paris, 17 de janeiro de 1944 – 11 de junho de 2024) foi uma cantora e compositora francesa, bastante popular principalmente durante os anos 1960, quando foi uma das maiores representantes do yé-yé francês. Uma das mais bem-sucedidas, elogiadas e influentes artistas francesas do século XX, seu trabalho ao longo de décadas é marcado por fina sensibilidade e sofisticação musical.
Em junho de 1962, Françoise, já contratada, lança seu primeiro EP pela Vogue, dentro do selo "Contact Avec..." que apresentava novos artistas. O disco trazia as canções "J'suis D'Accord", "Oh Oh Cheri", "Tous Les Garçons et les Filles" e "Il Est Parti Un Jour". Surpreendendo a todos, o EP alcança grande sucesso com a canção "Tous les garçons et les filles" de autoria da própria cantora e vende mais de dois milhões de cópias, tornando-se um sucesso internacional. Era o começo do estrelato.
Em setembro de 1964, Françoise Hardy vem ao Brasil pela primeira vez. Faz shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Curiosamente, nesta viagem a cantora está acompanhada de sua mãe, Madeleine. O fato é relatado pela imprensa brasileira da época.
Em 1966 participou do filme estadunidense Grand Prix, e se apresenta no Festival Internacional de San Remo, na Itália, defendendo a canção "Parlami de Te".