Irina Kaptelova (em ucraniano: Ирина Каптелова) é uma atriz ucraniana. Kaptelova se formou na Faculdade de Jornalismo Internacional da Universidade Nacional de Dnipropetrovsk em 2008 e depois trabalhou como apresentadora de televisão por um curto período. Ela estudou atuação com Vitaly Malakhov, Artista do Povo da Ucrânia, Taras Shevchenko Prêmio Nacional Laureado, Diretor de Arte do Teatro em Podol. Em 2012, ela foi admitida no departamento de atuação da Academia Russa de Artes Teatrais.
Sua estreia no cinema foi como oficial militar russa em Winter Is Not Cold (2009), que posteriormente foi censurado na China. Depois de interpretar papéis principais em várias séries roteirizadas, ela ganhou reconhecimento por sua atuação no drama My Natasha (2012). Situado no nordeste da China e na União Soviética, "My Natasha" é uma história de amor épica que dura 50 anos.
Ela foi a primeira atriz estrangeira a interpretar o papel feminino principal na série de televisão chinesa. "My Natasha" se tornou um sucesso após seu lançamento e lançou Kaptelova no caminho do estrelato. Sua atuação foi aclamada pela crítica de cinema e pela mídia: 'Ela criou uma imagem única, atuando com habilidades únicas de atuação. 'Minha Natasha' fez dela a estrela mais brilhante da tela chinesa'. Nesse mesmo ano, Kaptelova ganhou o prêmio de 'Melhor Atriz Estrangeira' no TV Drama Awards 2012 Made in China.
Além de ucraniano e russo, Kaptelova fala inglês e chinês. Agora Kaptelova está envolvida nas filmagens de uma nova grande série sobre Yung Wing, a primeira estudante chinesa nos Estados Unidos. É um projeto conjunto sino-americano, e Kaptelova interpreta a esposa americana de Yung Wing, Mary Kellogg.