Premiada no Festival de Sundance com o World Cinema Dramatic Special Jury Award: Cinematography e melhor direção de fotografia no Fespaco 2023, Lílis Soares estudou Direção de Fotografia no Institut International de l’Image et du Son, na França, e Rádio e TV na UFRJ, no Brasil.
Atuou em projetos voltados para mídia digital, publicidade, TV e cinema em países como Brasil, França, Rússia, Suíça, Itália, Angola, República do Congo e Benin. Fez a direção de fotografia do longametragem nigeriano “Mami Wata”, com direção de C.J. Obasi, filme que estreou no Festival de Sundance 2023, mas que também passou pelo Festival Internacional de Veneza 2021 em projetos em pós-produção, « Nosso Lar 2 – os mensageiros », dirigido por Wagner de Assis, também em pós-produção, e os longas-metragem “Ó, paí ó 2” e “Um dia com Jerusa”, ambos de Viviane Ferreira. Esteve a frente da direção de fotografia das séries de ficção Meninas do Benfica, de Roberta Marques, Fim de Comédia, de Jéssica Queiroz e Amar é para os fortes, série da Amazon com direção de Katia Lund, Yasmin Thayna e Daniel Leif.
Fez a direção de fotografia da temporada 2022 do programa País do Cinema, do canal Brasil. Fez também parte da equipe de câmera do filme « Outono », dirigido por Lazaro Ramos, e das séries “Sessão de Terapia”, de Selton Melo e « Não foi minha culpa », dirigida por Susanna Lira. Na Mostra Tiradentes de 2020, recebeu o Prêmio Helena Ignez, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função.