Origem: Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, BrazilNascimento: 14/08/1971
Bio
Vívian de Oliveira é uma autora de telenovelas e escritora brasileira.Foi uma autora exclusiva da RecordTV.
Começou sua carreira em 1997 como autora da minissérie Por Amor e ódio e também, atuou como colaboradora em algumas novelas entre elas, Estrela de Fogo (telenovela) e a Trilogia Os Mutantes. Seu primeiro trabalho de destaque foi em A História de Ester que teve 10 capítulos e marcou uma otima média de 11 pontos. Devido ao exito da minissérie a Record deu carta branca para uma nova minissérie dessa vez com 30 capitulos, Rei Davi.
Rei Davi alcançou uma média de 12 pontos em audiência chegando a marcar 15 e 16 pontos em alguns episódios. A minissérie foi elogiada pela crítica e recebeu grande apreço pelo público. Rei Davi foi reprisada diversas vezes pela emissora e conquistou grande sucesso internacional.
No mesmo ano a Record encomenda mais um trabalho da autora, José do Egito, também com 30 capitulos, que se tornaram 38. A Minissérie marcou 10 pontos de média, alcançando 14 pontos em seu último episódio. Ambas minisséries foram exportadas para 14 paises.
No entanto foi com Os Dez Mandamentos que a autora foi reconhecida nacionalmente pela crítica e público pelo sucesso grandioso de que bateu recordes de audiência chegando a vencer a novela da globo pela primeira vez em mais de 40 anos. Pelo trabalho ela recebeu mais de 12 indicações entre Melhor novela e Melhor autor, saindo vitoriosa em 4 das 12 indicações, entre eles Troféu Internet, Troféu UOL TV, Prêmio F5 e Melhores do Ano NaTelinha.
A novela foi exibida em mais de 24 paises conquistando sucesso mundial, a novela virou filme e bateu recordes de bilheteria, também ganhou um musical, e uma nova temporada em 2016 com mais de 60 capitulos. A primeira temporada teve média de 16 pontos, alcançou 25, 26 e 28 pontos com picos de 30. A nova temporada marcou 15 pontos de média. A novela foi o maior sucesso da RecordTV.
Em 2017 a RecordTV agendou o novo trabalho da autora para estrear em novembro, sendo a nova aposta milionária da emissora, Apocalipse. Foram encomendados 150 capitulos. Porém por conta de alteração de cunho religioso,feitos por executivos ligados a Igreja Universal,a trama não alcançou êxito como as outras histórias que ela havia escrito e gerou grande revolta por partes de seguidores do trabalho da autora que teve seus textos alterados.
Após 21 anos na Record, Vivian rescindiu seu contrato que ia até 2020 em comum acordo com a emissora.