José Henrique Borges, em arte também conhecido como Henrique Borges, é um diretor de fotografia brasileiro nascido em Manhuaçu (MG), em 1943.
Em São Paulo a partir dos anos 1960, e, desde criança apaixonado por cinema, logo começa a frequentar a Boca do Lixo paulistana. Em 1966, integra a equipe de contrarregras de Ary Fernandes para a série Águias de Fogo e no ano seguinte faz uma ponta como ator no episódio O Acordo, direção de Ozualdo Candeias para o longa Trilogia do Terror. Em 1969, é assistente de som no filme Meu Nome é Tonho, do mesmo Candeias e em 1970 já é assistente de câmera em A Ilha dos Paqueras, de Fauzi Mansur. Em 1972, estreia como fotógrafo no filme As Mulheres do Sexo Violento, direção de Francisco Cavalcanti, a quem acaba se ligando profissionalmente.
Em 1978, é convidado por Alberto Rocco para codirigir Igrejinha da Serra. Dirigiria mais três filmes, mas dedica-se mesmo à fotografia, principalmente em produções baratas da Boca nos anos 1970/1980. Seu último filme registrado é No Eixo da Morte, de 1997, produção e direção de Afonso Brazza, a partir do qual abandona o cinema.