Origem: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BrazilNascimento: 13/03/1922Falecimento: 25/07/1998
Bio
A atriz, radialista e dubladora Maria de Lourdes Mayer nasceu no Rio de Janeiro em 13 de março de 1922.
De família de artistas, era filha da atriz e radialista Luiza Nazareth e irmã das atrizes Alair Nazareth e Zilka Salaberry.
O convívio com a arte começou aos 14 anos, em 1936, quando se casou com o ator Rodolfo Mayer, com quem teve dois filhos, Ricardo e Rodolfo Júnior. Começou sua carreira artística como atriz teatral, passando pelas companhias de Jaime Costa, Delorges Caminha, Dulcina de Moraes e Procópio Ferreira.
Em 1937 estreou como rádio atriz na recém criada Rádio Nacional, atuando na primeira novela radiofônica da emissora, “Em Busca da Felicidade”. Depois foi para a Rádio Tupi, à qual esteve ligada a maior parte de sua vida, sendo considerada uma das estrelas principais da “era de ouro” do radioteatro do Rio de Janeiro.
Em 1951, quando a TV chegou ao Brasil, direcionou sua carreira ao novo veículo, atuando como atriz e entrevistadora de vários programas da TV Tupi do Rio nos anos 1950. Na emissora, atuou nas novelas ”Coração Delator”, “As Professoras”, “O Retrato de Laura” e ”Enquanto Houver Estrelas”. Em 1967, integrou o elenco da novela Anastácia, a Mulher sem Destino, na TV Globo.
Na TV Educativa, onde também chefiou o setor de elenco, participou de ”João da Silva”; e em 1975, voltou para a Rede Globo de Televisão, quando se tornou ainda mais conhecida e admirada pelo público, integrando o elenco das novelas ”O Grito”, “O Feijão e o Sonho”, ”Maria, Maria”, “Dancin’ Days”, “Vestido de Noiva”, ”Olhai os Lírios do Campo”, ”Marina” e “Ciranda de Pedra”. Fez no SBT a novela ”Conflito” e retornou à Globo, participando de “Louco Amor”; “Vereda Tropical”; “Vale Tudo” e “Anos Rebeldes”. Foi para a TV Bandeirantes para atuar em ”O Campeão” e, na TV Manchete, fez seu último trabalho, ”Xica da Silva”.
No cinema, participou de poucos filmes, entre elas ”Onde Estás, Felicidade?”, em 1939; “Sangue na Madrugada” em 1964; O Ibraim do Subúrbio em 1976 e Chuvas de Verão em 1978.
Lourdes Mayer foi também uma grande dubladora, sendo dela a voz marcante da Rainha Má, da animação “Branca de Neve e os Sete Anões”.
Fumante inveterada, faleceu em 25 de julho de 1998, no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, vítima de enfisema pulmonar. Era chamada pelos amigos artistas de "Anjo Bom".